Caso ainda tenha dúvidas de que o prontuário eletrônico é realmente melhor do que o tradicional, saiba que a versão mais moderna veio para ficar por vários motivos. Seja você um médico autônomo ou o gestor de uma unidade hospitalar, não deixe de lado os benefícios que o prontuário eletrônico traz para você e, principalmente, para o paciente.

O prontuário eletrônico é uma ferramenta fácil de ser utilizada, prática, ágil e capaz de aperfeiçoar vários processos. Confira alguns motivos que fazem esse tipo de prontuário ser essencial nos dias de hoje.

 

Favorece a integração entre os profissionais de saúde

A comunicação entre vários profissionais de saúde é uma ferramenta essencial para o atendimento mais completo e eficiente do paciente. Nos casos em que o prontuário tradicional é utilizado, a integração ocorre manualmente, com grandes chances de perda de dados no processo. Através dos sistemas dos prontuários eletrônicos, tal integração funciona harmonicamente, permitindo acesso e visualização das informações de diferentes lugares, ao mesmo tempo e com maior rapidez.

O sistema permite também definir níveis de acesso, o que pode limitar a permissão de alguns profissionais apenas aos dados que são importantes para o seu trabalho. Isso dá maior privacidade ao paciente, que não terá todo o seu histórico à mostra para todos.

 

Maior velocidade de registro e acesso às informações

Uma das maiores vantagens do prontuário eletrônico é a velocidade com a qual é possível ter acesso às informações específicas. Com ele é possível, por exemplo, saber quais são as alergias que o paciente tem em relação a medicamentos ou, ainda, possíveis interações medicamentosas. A velocidade no acesso às informações pode representar um diagnóstico muito mais rápido e preciso, além de agilizar as orientações para o paciente e para os profissionais.

O prontuário em papel dá margem para possíveis falhas de organização e informação na hora do seu preenchimento. Em casos urgentes ou de sobrecarga do profissional de saúde, dados e observações podem não ser encontrados ou percebidos. Com o prontuário eletrônico, as informações não são perdidas, e, além disso, são organizadas em grupos, facilitando sua compreensão.

Na parte administrativa, o sistema possibilita muito mais agilidade na marcação de consultas e procedimentos, além de aperfeiçoar o processo de pagamento.

 

Mais precisão nas informações

O prontuário eletrônico auxilia os médicos a preencher os registros, como informações sobre uma consulta, com maior precisão. O sistema inteligente evita possíveis confusões na organização dos dados. Esse tipo de prontuário ainda evita um problema simples, mas muito comum: a ilegibilidade. Eventualmente, podem ocorrer problemas na interpretação de alguma letra ou número, o que é normal em qualquer coisa escrita à mão. Por exemplo, um número 1 lido como um 7 poderia representar a dosagem errada de um medicamento, o que prejudicaria imensamente o tratamento.

Com informações precisas e claras em toda a linha de cuidados, aumenta a segurança do paciente e cai o tempo de permanência do mesmo na unidade de saúde.

Um sistema preciso de informações pode auxiliar, ainda, em possíveis questões legais que qualquer profissional de saúde pode enfrentar eventualmente.

 

Melhor gerenciamento de custos

O prontuário eletrônico permite ao gestor saber exatamente em que está gastando os recursos e ajuda a identificar possíveis gargalos. Mesmo para o profissional autônomo, alguns gastos podem passar despercebidos e devorar grande parte do orçamento no final do mês. Por isso, o prontuário eletrônico encoraja a eficiência. A rapidez e a precisão das informações reduzem ainda o tempo de permanência do paciente na unidade, o que gera redução de custos.

Precisão, agilidade, auxílio para profissionais da saúde e para pacientes. O prontuário eletrônico é uma tendência, é uma ferramenta revolucionária que ajuda o profissional da saúde e o paciente, garantindo um bom atendimento e maior retorno dos pacientes.