Vacina universal contra a gripe pode refrear uma futura pandemia

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:
Vacina universal contra a gripe pode refrear uma futura pandemia

Cientistas revelaram nesta semana uma descoberta que pode revolucionar o controle da gripe: uma vacina contra todos os 20 tipos conhecidos da doença. O imunizante usa a mesma tecnologia de ácido ribonucleico mensageiro (mRNA) que as vacinas contra Covid usadas até o momento.

Como se sabe, a gripe sofre mutações e a vacina anual é atualizada para garantir a melhor correspondência para o tipo em circulação, mas provavelmente não protegeria contra novas pandemias.

“A ideia é ter uma vacina que dê às pessoas um nível básico de memória imunológica para diversas cepas de gripe”, disse Scott Hensley, um dos cientistas da Universidade da Pensilvânia por trás do trabalho, em entrevista à BBC. “Haverá muito menos doenças e mortes quando ocorrer a próxima pandemia de gripe”, acredita.

Por enquanto, a nova vacina não foi testada em humanos. Nos estudos realizados até o momento, o imunizante desencadeou altos níveis de anticorpos em testes com furões e camundongos. Leia mais detalhes na revista científica Science (em inglês, mediante assinatura).

Foto: Ivan Alvarado/Reuters | Reprodução Folha de S.Paulo

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter