Um em cada três médicos já fez teleconsulta no Brasil

Dose Certa •
Brasil
Compartilhe:
Um em cada três médicos já fez teleconsulta no Brasil

Olha que dado interessante! Regulamentadas de forma definitiva em maio passado, após um período de autorização em caráter emergencial durante a pandemia, as teleconsultas foram utilizadas por um em cada três médicos desde então.

Entre os enfermeiros, o uso é menor, mas também significativo: 26% dos profissionais realizaram consultas remotas no Brasil. Os dados são da TIC Saúde 2022, pesquisa divulgada nesta semana e que traz um panorama do setor em todo o país.

Outra revelação importante da pesquisa é o aumento no acesso a dados eletrônicos disponibilizados pelos pacientes. De acordo com as informações divulgadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), houve crescimento em anotações de enfermagem (de 52% em 2019 para 81% em 2022); histórico e anotações clínicas do paciente (de 62% para 85%) e imagens de exames radiológicos (de 42% para 65%).

Do lado dos médicos, houve aumento na disponibilidade de listas de medicamentos prescritos ao paciente (74% em 2019 para 85% em 2022); nos principais motivos que levaram o paciente ao atendimento (de 77% para 85%) e nas anotações de enfermagem (69% para 79%).

Leia a íntegra da TIC Saúde 2022 aqui.

Foto: Freepik Premium

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter