Telescópio da NASA capta novas imagens de Júpiter

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:

O telescópio espacial James Webb, da NASA, captou novas imagens de Júpiter nesta semana. As observações dos cientistas da agência espacial dos EUA permitirão descobrir mais informações valiosas sobre o planeta.

Algumas curiosidades a respeito de Júpiter já são conhecidas, como as temperaturas extremas, as tempestades e ventos de grande porte, entre outras características. Há mais novidades sendo descobertas agora.

Por exemplo, a chamada “Grande Mancha Vermelha” — uma famosa tempestade tão grande que poderia engolir a Terra —, aparece na cor branca nas novas imagens, porque refletem muita luz solar.

“O brilho indica alta altitude — então, a ‘Grande Mancha Vermelha’ tem névoas de alta altitude, assim como a região equatorial”, disse ao site da NASA a cientista e vice-presidente de ciências da Aura (projeto de pesquisa da agência), Heidi Hammel.

“As numerosas ‘manchas’ e ‘estrias’ brancas brilhantes são provavelmente topos de nuvens de alta altitude de tempestades condensadas”, complementou. Já as faixas escuras ao norte da região equatorial indicam pouca cobertura de nuvens.

Foto: NASA, ESA, CSA, Jupiter ERS Team

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter