Pouso na Lua, missão em Júpiter e mais novidades espaciais previstas para 2023

Dose Certa •
Curiosidades
Compartilhe:
Pouso na Lua, missão em Júpiter e mais novidades espaciais previstas para 2023

Está garantida pelo menos uma tentativa de pouso lunar em 2023. Uma empresa japonesa, a Ispace, lançou sua missão M1 em um foguete SpaceX em dezembro.

O foguete segue uma rota lenta até a lua e deve chegar lá em abril, quando tentará implantar um rover construído pelos Emirados Árabes Unidos, um robô construído pela agência espacial japonesa JAXA e outras cargas úteis. Além dessa missão, mais cinco tentativas de pouso lunar podem ocorrer ainda em 2023.

Júpiter também está na mira dos terráqueos — mais especificamente, da Agência Espacial Europeia. Uma nova espaçonave irá até o “gigante gasoso” neste ano, com o objetivo de se tornar a primeira a orbitar a lua de outro planeta.

O Jupiter Icy Moon Explorer, ou JUICE, será lançado de um foguete Ariane 5 no dia 5 de abril de 2023, mas só deverá alcançar seu destino em 2031. Assim que chegar ao maior planeta do sistema solar, ele realizará 35 sobrevoos de três luas: Calisto, Europa e Ganimedes. Acredita-se que todas elas têm oceanos subterrâneos. Mas será que eles pegam onda?

Saiba mais no New York Times (em inglês) e na Folha.

Foto: ASP/Nasa, ESA, CSA, Jupiter ERS Team e Judy Schmidt

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter