Novos tratamentos promissores para combater o câncer trazem esperança a profissionais e pacientes

Dose Certa •
Espaço da Ciência
Compartilhe:
Novos tratamentos promissores para combater o câncer trazem esperança a profissionais e pacientes

Um futuro promissor para os tratamentos de câncer. É assim que especialistas vêm encarando os avanços científicos nos cuidados com a doença. Em reportagem da BBC News Brasil, o oncologista Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas, destaca a evolução do segmento nos últimos anos.

“Opções de terapias cada vez mais personalizadas fazem com que o câncer se aproxime cada vez mais de se tornar uma doença considerada crônica, com benefícios efetivos à qualidade de vida de pessoas com diagnóstico da doença”, afirmou.

Um dos responsáveis por esses avanços é a evolução nos estudos que envolvem o genoma humano. O código genético presente nas células tumorais, de forma única em cada indivíduo, fez com que a análise dos genes se tornasse indispensável nos últimos anos, destaca a reportagem.

Tratamentos como a imunoterapia (que rendeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2018 aos imunologistas Tasuku Honjo e James Allison) e terapias com anticorpos monoclonais também vêm se destacando.

A biópsia líquida (foto), uma técnica menos invasiva e que ajuda a detectar e a acompanhar tumores, e o tratamento genético com CAR-T Cell, também vêm atingindo resultados promissores, embora ainda não tenham se popularizado em todo seu potencial.

Foto: Future Publishing/Getty Images | Reprodução BBC News Brasil

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter