Doenças respiratórias voltam com força total no hemisfério norte

Dose Certa •
Giro no Mundo
Compartilhe:
Doenças respiratórias voltam com força total no hemisfério norte

Está todo mundo doente? É essa a impressão que dá nos últimos tempos… A Wired resolveu tentar entender por quê. Com a chegada do inverno no hemisfério norte, as doenças sazonais também começaram a reaparecer — e, pelo jeito, elas estão vindo com mais força do que nunca.

De acordo com a revista americana, “este é o ano em que os vírus comuns que ficaram em segundo plano diante do Covid-19 finalmente retornam”.

Vírus respiratórios diversos, incluindo novas cepas de influenza e coronavírus, estão se espalhando entre crianças que não foram expostas a eles e não têm imunidade. Os idosos e os imunocomprometidos também correm maior risco.

Especialistas observam que as medidas de distanciamento social e uso de máscaras durante a pandemia desempenharam um papel importante em afastar outros vírus de seus padrões históricos.

Além dos EUA, a Europa também está prestes a entrar no inverno. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, já identificou que a temporada de gripe começou cedo em território europeu. Na Inglaterra, por exemplo, mais de um quarto dos testes de influenza são positivos, e as taxas de hospitalização por doenças respiratórias estão aumentando — fenômeno igualmente observado na Alemanha.

Foto: Getty Images | Reprodução Wired

Compartilhe :
Fique por dentro das Notícias Prontmed

Você bem informado! Inscreva-se e receba nossa Newsletter