WhatsApp para médicos: entenda como usar e conheça as novas funcionalidades do Prontmed Hub

Compartilhe:
whatsapp-para-medicos

Sumário

Uma pesquisa realizada em 2020 identificou que o aplicativo WhatsApp está instalado em 99% dos celulares utilizados no Brasil. Desse total, 91% dos usuários trocam mensagens no app diariamente. Outro estudo mais recente mostrou que o aplicativo está em 54% das telas iniciais dos smartphones do país. Assim, não é difícil imaginar que, quando se fala em WhatsApp, médicos e pacientes também têm grande interesse na ferramenta.

É necessário seguir algumas orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM), mas o uso do aplicativo é permitido na relação entre médicos e pacientes. Afinal, todas as tecnologias que facilitam os cuidados com a saúde são bem-vindas — ainda mais em períodos de isolamento social como os vividos nos últimos anos.

Neste artigo, vamos falar um pouco da utilidade prática do WhatsApp para médicos e também sobre as novas funcionalidades do Prontmed Hub, o prontuário eletrônico da Prontmed, que permitem a confirmação de consultas e o envio de documentos digitais diretamente do software médico para o celular dos pacientes.

Comece a leitura agora mesmo!

Quais as principais utilidades práticas do WhatsApp para médicos?

O CFM autorizou, em 2017, o uso do WhatsApp na relação entre médicos e pacientes. De acordo com a ementa publicada no Parecer 14/2017, “é permitido o uso do WhatsApp e plataformas similares para comunicação entre médicos e seus pacientes, bem como entre médicos e médicos, em caráter privativo, para enviar dados ou tirar dúvidas”.

A ementa também autoriza o uso “em grupos fechados de especialistas ou do corpo clínico de uma instituição ou cátedra, com a ressalva de que todas as informações passadas têm absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar os limites do próprio grupo, nem tampouco podem circular em grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos”.

A seguir, veja mais detalhes e dicas a respeito de como os médicos podem usar o WhatsApp no dia a dia.

Confirmação de consulta

Uma funcionalidade bastante útil e que pode ser integrada ao prontuário digital, a confirmação de consulta por WhatsApp é uma maneira fácil e prática de organizar o agendamento médico no consultório.

Dar orientações após realização de consultas, caso necessário

Depois da consulta, é bastante comum surgirem dúvidas ou a necessidade de passar novas orientações aos pacientes. O WhatsApp é a forma mais rápida e ágil de manter essa linha de comunicação aberta.

Acompanhamento dos pacientes

Ainda que não surjam dúvidas por parte dos pacientes, muitos médicos gostam de acompanhar a evolução de determinados casos a distância. Assim, o WhatsApp também surge como uma ótima ferramenta para comunicação sem que uma consulta de retorno seja necessária.

Envio de documentos digitais

O envio de prescrições, receitas, atestados e outros documentos digitais também pode ser feito com praticidade e segurança pelo WhatsApp.

Quais são as novas funcionalidades do Prontmed Hub com o WhatsApp?

Levando em conta o grande número de usuários do WhatsApp no Brasil e a forma como a ferramenta faz parte da rotina da população, a Prontmed lançou em março de 2022 uma nova funcionalidade que permite o envio de documentos digitais diretamente do Prontmed Hub — prontuário eletrônico desenvolvido pela empresa — para os celulares dos pacientes.

Agora, os médicos e demais profissionais de saúde que atendem seus pacientes com suporte do Prontmed Hub podem compartilhar documentos digitais de forma mais fácil, prática e segura. Entre os documentos que podem ser enviados pelo WhatsApp estão:

  • prescrição de medicamentos;
  • solicitação de exames;
  • encaminhamento;
  • atestado médico.

Veja mais detalhes no vídeo:

Além disso, a confirmação de consulta é outra funcionalidade do Prontmed Hub via WhatsApp, o que facilita a comunicação entre profissionais, secretárias e pacientes.

Por que a Prontmed desenvolveu a funcionalidade de confirmação de consulta via WhatsApp?

A confirmação de consulta via WhatsApp traz uma série de benefícios tanto para pacientes quanto para secretárias e profissionais de saúde. Confira os principais:

  • a confirmação serve como um lembrete para os pacientes a respeito da data e horário de suas consultas — e no aplicativo mais usado pela população em geral, o que aumenta as chances de visualização;
  • os profissionais de saúde mantêm o registro de que a consulta foi confirmada, evitando que a informação se perca no caminho;
  • as secretárias ganham tempo ao confirmar a consulta por meio da comunicação assíncrona, sem a necessidade de ligar para falar com pacientes. Assim, ficam liberadas para realizar outras atividades mais estratégicas na gestão do consultório.

Veja mais informações no vídeo:

Por que a Prontmed desenvolveu a funcionalidade de envio de documentos digitais via WhatsApp?

A Prontmed já havia disponibilizado o envio de documentos digitais para pacientes via e-mail, funcionalidade que continua em vigor. No entanto, em função da queda no número de usuários de correio eletrônico e do grande aumento na quantidade de pessoas que usam o WhatsApp, a nova funcionalidade foi criada. O objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia de médicos e demais profissionais de saúde.

“A grande vantagem da nova funcionalidade em relação a outros produtos do mercado é que o médico já está trabalhando na tela em que preencheu os dados do paciente e pode enviar os documentos digitais pelo WhatsApp diretamente dali. Assim, o processo se torna mais prático e fácil”, explica a product owner da Prontmed, Tainá Oliveira.

Confira a tela de envio de documentos digitais por WhatsApp via Prontmed Hub!

Prontmed Hub envio documento - WhatsApp para médicos: entenda como usar e conheça as novas funcionalidades do Prontmed Hub
Tela visualizada pelo profissional de saúde ao enviar documentos digitais para o WhatsApp de pacientes via Prontmed Hub

A nova funcionalidade de envio de documentos pelo WhatsApp é segura?

A segurança dos usuários sempre foi uma das maiores preocupações da Prontmed. Por isso, ao desenvolver uma nova funcionalidade, garantir não apenas o sigilo das operações mas também o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e às determinações do CFM era uma premissa básica.

Quando o profissional de saúde envia um documento digital por meio do Prontmed Hub para o WhatsApp de seus pacientes, é necessário seguir algumas etapas de segurança antes de o usuário acessar sua receita digital, solicitação de exame ou atestado.

O paciente recebe um link, o qual deve ser acessado. Lá, a pessoa deve inserir seus dados e um código para poder consultar o documento digital. Todas as orientações são automaticamente incluídas na mensagem disparada a partir do Prontmed Hub, sem que o médico precise se preocupar com isso — a não ser que deseje personalizá-la, o que também é possível.

O prazo para acesso aos documentos digitais segue a legislação vigente, tanto para a emissão de receitas quanto para solicitação de exames.

Celular whatsapp envio documento digital - WhatsApp para médicos: entenda como usar e conheça as novas funcionalidades do Prontmed Hub
Exemplo de tela visualizada pelo paciente ao receber documentos digitais no WhatsApp via Prontmed Hub

Quem pode usar as novas funcionalidades?

Todos os profissionais de saúde podem usar as novas funcionalidades do Prontmed Hub. No entanto, para emitir receitas digitais e outros documentos, é necessário ter o certificado digital, que pode ser escolhido pelo profissional de saúde — o CFM oferece o certificado digital gratuitamente aos médicos —, e garantir que a assinatura digital do profissional de saúde foi inserida.

Quem é usuário do Prontmed Hub já pode usar a nova funcionalidade desde março de 2022, sem custos adicionais ao plano contratado.

Quais são as demais funcionalidades do Prontmed Hub?

O Prontmed Hub conta com dezenas de funcionalidades. Com prontuários personalizados para mais de 30 especialidades, o software médico da Prontmed é uma das soluções mais completas do mercado.

Entre as principais funcionalidades destacam-se as informações clínicas estruturadas em uma mesma página, assinatura digital, templates de atestados pré-configurados, acesso à agenda por diferentes usuários, busca inteligente de horários livres, consulta de SADT/SP, geração de lotes no padrão TISS e muitas outras. Confira a lista completa aqui!

O Prontmed Hub ainda oferece um módulo de telemedicina, por meio do qual os profissionais de saúde podem realizar a teleconsulta e, na mesma tela, registrar as informações clínicas de seus pacientes, fazer a anamnese, solicitar exames, prescrever tratamentos com a receita digital e executar o faturamento. Tudo isso com padrão de segurança bancária e um rígido controle de dados, de acordo com as determinações da LGPD.

Assista ao vídeo a seguir para saber ainda mais sobre as funcionalidades do Prontmed Hub!

Gostou do nosso artigo sobre como WhatsApp e médicos podem ter uma relação bastante proveitosa e focada no bem-estar dos pacientes? Com as novas funcionalidades do Prontmed Hub, ficou ainda mais fácil usar o aplicativo mais popular do Brasil e proporcionar uma experiência incrível a cada consulta.

Caso você já seja nosso cliente, as funcionalidades estão à sua disposição sem custo adicional. Se ainda não é, fica aqui o convite: faça o teste grátis do Prontmed Hub agora mesmo!

Marketing Prontmed

Marketing Prontmed

Deixe um Comentário:

Conteúdo relacionado

27 de setembro de 2022
Entenda a importância do prontuário psicológico na gestão de saúde.
13 de setembro de 2022
Conheça cases da Prontmed na construção da jornada digital do paciente.