Propedêutica digital: como a telemedicina pode apoiar no diagnóstico?

Compartilhe:
Propedêutica digital: como a telemedicina pode apoiar no diagnóstico?
Saiba como a telemedicina do Prontmed Hub pode apoiar a propedêutica nas instituições de saúde

Sumário

A propedêutica é definida pela UFRJ como “o conjunto de técnicas e procedimentos pelos quais um paciente é examinado, com a finalidade de se chegar a uma hipótese diagnóstica. Essas técnicas envolvem: a entrevista ao paciente, o exame físico (inspeção, percussão, palpação e ausculta) e análise dos exames complementares”. Mas e no contexto digital, como ela funciona?

Apesar de alguma resistência dos profissionais, aos poucos a ideia de que a propedêutica digital pode se tornar uma realidade já começa a ser aceita. A tecnologia — mais especificamente a telemedicina — pode ser uma aliada no atendimento a pacientes, permitindo que a propedêutica ocorra mesmo em consultas remotas.

Saiba mais sobre como isso pode ajudar profissionais e gestores de saúde, além dos benefícios do módulo de telemedicina do Prontmed Hub para uma boa propedêutica no artigo a seguir.

A telemedicina como aliada da propedêutica

Talvez nem todas as especialidades médicas possam garantir uma anamnese bem feita com um exame físico feito à distância. Mas e aquelas que podem? Pouco a pouco, profissionais e pacientes começam a se sentir mais à vontade em relação ao assunto.

Em entrevista à head de expansão da Prontmed, Nathália Nunes, publicada no Medscape, o médico e CEO da Academia Médica, Fernando Carbonieri, falou a respeito, trazendo exemplos práticos de como a propedêutica pode acontecer em uma teleconsulta.

No caso da Manobra de Punho Percussão de Murphy e Sinal de Giordano, por exemplo, o exame físico já é considerado viável por meios eletrônicos. “Você pode pedir para que o paciente fique na ponta dos pés e caia sobre seus calcanhares. Após realizar este movimento, o paciente pode relatar o que sentiu, e isso seria o equivalente ao contexto tradicional”, afirmou o médico.

A verificação de frequência respiratória também pode ser feita em uma teleconsulta, acredita o profissional. Ao observar o movimento de expansão do tórax ou por meio de avaliação de pausas na fala do paciente, pode-se identificar musculaturas acessórias para a respiração.

Comunicação e conhecimento de ferramentas são essenciais para propedêutica digital

Em um webinar realizado pela Prontmed, o médico intensivista e cirurgião geral Albert Bacelar também falou sobre o assunto, com destaque para a importância da comunicação entre médico e paciente. “Hoje, o bom profissional que atende a telemedicina deve ter todas as soft skills que a gente observa hoje, como a comunicação. Ela já deveria ser boa 50 anos atrás, e cada vez se torna mais importante”, acredita.

Bacelar defende ainda que o gestor de saúde, além de ser um bom profissional e entender as ferramentas de qualidade do atendimento médico, também precisa ter entendimento das ferramentas de qualidade de gestão presencial — o que é qualidade e valor para o paciente? — e compreender quais são os problemas a serem superados. “Quando começamos a enxergar os problemas, podemos ir atrás das soluções”, pontua.

Assista à íntegra do webinar sobre propedêutica e outros desafios do teleatendimento:

Módulo de telemedicina do Prontmed Hub apoia propedêutica digital com boa usabilidade

Um dos principais itens de resistência de profissionais e gestores de saúde em relação ao teleatendimento é uma suposta falta de humanização das teleconsultas. Mas será que isso é verdade?

Com o Prontmed Hub, os profissionais de saúde podem atender seus pacientes com um módulo de telemedicina integrado ao prontuário eletrônico. Ou seja, na mesma tela em que os dados clínicos são preenchidos, o médico pode manter a comunicação visual com o paciente e dar toda a atenção que ele merece.

Diferentemente de uma consulta realizada em outro aplicativo de videochamada, que pode mais atrapalhar do que ajudar o profissional, a telemedicina do Prontmed Hub facilita a vida do médico, porque leva em conta a usabilidade no contexto clínico e proporciona um bom atendimento ao paciente.

Para os gestores, o investimento em uma boa plataforma de prontuário eletrônico com telemedicina integrada é ideal por contar com duas soluções essenciais em um produto único, além de funcionalidades de agendamento, gestão financeira e outras oferecidas pelo Prontmed Hub.

Quer saber mais sobre o Prontmed Hub e como ele ajuda a realizar consultas a distância e até mesmo a realizar a propedêutica de forma remota?

Entre em contato com nosso time!

Marketing Prontmed

Marketing Prontmed

Deixe um Comentário:

Conteúdo relacionado

22 de novembro de 2022
Recomende amigos no Programa de Indicação Prontmed e ganhe benefícios!
16 de novembro de 2022
Saiba como a telemedicina do Prontmed Hub pode apoiar a propedêutica nas instituições de saúde
8 de novembro de 2022
Entenda o impacto das funcionalidades do prontuário de ginecologia e obstetrícia