Como o prontuário de ginecologia e obstetrícia do Prontmed Hub ajuda profissionais e gestores

Compartilhe:
Saiba mais sobre o prontuário de ginecologia e obstetrícia do Prontmed Hub
Entenda o impacto das funcionalidades do prontuário de ginecologia e obstetrícia

Sumário

O prontuário de ginecologia e obstetrícia é uma versão ainda mais detalhada do prontuário médico, voltada a profissionais de saúde desta especialidade. Tanto para quem atua em consultório quanto para gestores de hospitais, clínicas e outras instituições que atendem mulheres, é importante contar com uma plataforma dedicada exclusivamente às suas pacientes.

Afinal, o prontuário digital focado nesta especialidade conta com funcionalidades específicas, que facilitam o acompanhamento de dados clínicos e das condições de saúde das mulheres, inclusive das gestantes. No caso do Prontmed Hub, software médico da Prontmed, esses dados são registrados de forma estruturada, o que permite conhecer mais de perto a saúde populacional e desenvolver linhas de cuidado para esse público.

Quer saber mais sobre os diferenciais de um prontuário de ginecologia e obstetrícia, especialmente do Prontmed Hub? Vem com a gente!

O que caracteriza um prontuário de ginecologia e obstetrícia?

O prontuário médico padrão oferece os principais campos para que o profissional de saúde preencha os dados clínicos do paciente, a ficha de anamnese, histórico de saúde, doenças preexistentes, entre outras informações relevantes. Porém, há especialidades que precisam de um aprofundamento maior durante a consulta.

No caso do prontuário de ginecologia e obstetrícia, é importante que os profissionais possam registrar informações como antecedentes ginecológicos e obstétricos, escala de risco gestacional, curva de altura uterina, entre outras. Assim, ter acesso a um prontuário eletrônico que possibilite o rápido registro desses dados é essencial.

Por que o prontuário eletrônico é o mais indicado para os profissionais e instituições de ginecologia e obstetrícia?

O prontuário eletrônico é indicado para todos os profissionais e instituições de saúde, e no caso da ginecologia e obstetrícia não é diferente. Veja algumas razões para sair do prontuário de papel!

Segurança

Em geral, os prontuários digitais são mais seguros, mas tudo depende da forma como ele foi desenvolvido. No caso do Prontmed Hub, a segurança é de nível bancário, já que há diversas camadas a serem superadas por um eventual invasor: senha individual, dados criptografados e salvos na nuvem, entre outros diferenciais.

Além disso, o software médico segue rigidamente as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem também é um diferencial de um bom prontuário de ginecologia e obstetrícia, já que as informações podem ser acessadas pelos profissionais de qualquer dispositivo com acesso à internet, em qualquer lugar do mundo. Sabe-se que emergências com pacientes — especialmente gestantes — podem ocorrer a qualquer momento.

Além disso, com os dados na nuvem acessíveis somente mediante login e senha individual, não há risco de roubo ou perda do prontuário, como ocorre com sua versão em papel ou com um software que armazena as informações no próprio computador.

Facilidade de uso

O prontuário eletrônico é muito mais fácil de usar, pois já traz os campos a serem preenchidos com agilidade e rapidez, de forma clicável — sem que o profissional precise escrevê-los. No caso do Prontmed Hub, há campos livres para registro de informações digitadas, caso o profissional precise, mas a maior parte das informações pode ser inserida com poucos cliques.

Isso também permite que os dados sejam registrados de forma estruturada, o que é essencial para instituições como clínicas e hospitais, que podem ter acesso a essas informações para a realização de planejamentos, pesquisas científicas e outras necessidades — desde que a LGPD seja respeitada, é claro.

Teleconsulta na mesma tela do prontuário

Para quem precisa realizar teleconsultas, o Prontmed Hub conta com sua própria tecnologia de telemedicina integrada ao prontuário. Assim, a consulta ocorre de forma próxima, ainda que os envolvidos estejam em lugares diferentes. O atendimento se torna mais humanizado e com a atenção totalmente voltada às pacientes, já que a teleconsulta ocorre sem que o profissional precise sair da tela do prontuário.

Quais os diferenciais do prontuário de ginecologia e obstetrícia do Prontmed Hub?

O Prontmed Hub tem um template dedicado às necessidades de profissionais de ginecologia e obstetrícia. Veja as funcionalidades exclusivas para essa especialidade.

Pré-natal

Permite fazer o cálculo da idade gestacional e da data provável do parto de forma automática. As informações são calculadas com base na data da última menstruação (DUM) e no exame de ultrassom.

Agenda de partos

O profissional de ginecologia e obstetrícia pode incluir cada parto programado em uma agenda e, assim, realizar tanto o seu planejamento pessoal quanto o da instituição em que o procedimento será feito.

Antecedentes ginecológicos e obstétricos

No prontuário de ginecologia e obstetrícia do Prontmed Hub, é possível registrar antecedentes das pacientes, desde a idade da menarca, duração do fluxo, intervalo dos ciclos, antecedentes sexuais, método contraceptivo utilizado, entre outros detalhes relevantes.

Exame obstétrico

No campo exame obstétrico é possível registrar dados como altura uterina, posição fetal, contrações, entre outras.

Curva de altura uterina

O campo permite acompanhar se o útero está dentro dos parâmetros considerados normais para a idade gestacional. Os resultados podem ser acompanhados por gráficos.

Exame ginecológico

O prontuário de ginecologia e obstetrícia também permite registrar dados referentes ao exame ginecológico, com campos destinados às mamas, ao abdome inferior, OGE (órgãos genitais externos) e OGI (órgãos genitais internos), entre outros.

Tabela de acompanhamento

Funcionalidade que facilita o acompanhamento do pré-natal. Embora tenha modelos prontos, o profissional e a instituição de saúde podem configurar outros campos que desejem acompanhar.

Escala médica de risco gestacional

Essa escala permite registrar dados e acompanhar pontos que podem ser considerados riscos gestacionais, como idade da paciente, se tem antecedentes de aborto, situação familiar, avaliação nutricional, hábitos (como tabagismo), entre outros.

Saiba mais sobre o prontuário de ginecologia e obstetrícia do Prontmed Hub no vídeo!

As associações de ginecologia e obstetrícia que confiam no Prontmed Hub

A Prontmed já tem parceria com duas sociedades médicas voltadas à ginecologia e obstetrícia. A primeira delas é a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). Por meio do Consultório Digital SOGESP, tecnologia desenvolvida pela empresa, os associados adimplentes podem realizar consultas de forma gratuita. Para contratar, clique aqui.

A Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (ASSAGO) também oferece descontos aos associados da região na contratação do Prontmed Hub. Para contratar, clique aqui.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer a importância do prontuário de ginecologia e obstetrícia para profissionais e instituições de saúde dedicados a essa especialidade.

Quer saber mais sobre o Prontmed Hub? Entre em contato com nosso time para saber mais!

Marketing Prontmed

Marketing Prontmed

Deixe um Comentário:

Conteúdo relacionado

22 de novembro de 2022
Recomende amigos no Programa de Indicação Prontmed e ganhe benefícios!
16 de novembro de 2022
Saiba como a telemedicina do Prontmed Hub pode apoiar a propedêutica nas instituições de saúde
8 de novembro de 2022
Entenda o impacto das funcionalidades do prontuário de ginecologia e obstetrícia