Resolução CFM 2299
Resolução CFM 2299
O Prontmed Hub está em conformidade com a Resolução 2.299 do CFM. Saiba mais em nosso blog
Fechar
Chat
Retornar

Da sala de espera ao prontuário digital: veja 7 dicas para fidelizar pacientes

Existe uma sigla que talvez não faça parte do dia a dia dos médicos, chamada CAC. Ela significa “Custo de Aquisição de Clientes” e se baseia em um dado estudado por especialistas há muitos anos: é muito mais caro atrair um novo cliente do que reter quem já foi conquistado. Sabemos que a saúde não pode ser mercantilizada, mas pode-se usar a mesma lógica quando se pensa em fidelizar pacientes.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do assunto para a sustentabilidade de um consultório ou clínica, apontar as vantagens de investir na fidelização de pacientes e trazer algumas dicas que podem ajudar a chegar lá.

Veja o texto a seguir!

Por que é importante fidelizar pacientes?

Como já falamos na introdução do artigo, o custo de conquistar um paciente é bem maior do que o de fidelizar quem já foi atraído ao consultório. Mas esta não deve ser a única razão. Afinal, estamos lidando com a saúde e o bem-estar de seres humanos, e esse deve ser o grande motivador para prestar um bom atendimento.

Revisões constantes

Como os cuidados com a saúde devem ser constantes, é fundamental estimular os pacientes para que retornem periodicamente para revisões, realização de novos exames e acompanhamento geral da saúde.

Credibilidade

Além disso, pacientes satisfeitos com o atendimento recebido tendem a indicar seus profissionais de saúde favoritos para outras pessoas. Assim, cria-se uma forma econômica e incrivelmente eficaz de manter um consultório ou clínica sempre em pleno funcionamento: a credibilidade. Não existe melhor propaganda do que o bom e velho “boca a boca”.

Fluxo de caixa

Não se pode deixar de lado outro fator importante para o sucesso de um estabelecimento de saúde: a sustentabilidade financeira. É claro que o bem-estar dos pacientes vem em primeiro lugar, mas não se pode deixar de pensar na saúde das finanças no consultório. Ela é essencial para que você possa continuar prestando um atendimento qualificado à população.

Dicas para fidelizar pacientes

Prestar um atendimento médico de qualidade é a melhor forma de fidelizar pacientes. Mas será a única? A seguir, vamos elencar algumas dicas que nem todo profissional de saúde costuma seguir, mas que podem fazer a diferença.

1. Evite atrasos e remarcações

Muitas vezes, os pacientes ficam satisfeitos com o atendimento realizado no consultório, mas a experiência como um todo deixa a desejar. É o caso quando há um tempo de espera muito longo. Isso pode afastar algumas pessoas, que nem sempre podem aguardar pelo médico por horas.

Por isso, embora a gente saiba que a rotina dos profissionais de saúde seja corrida, é bem importante lembrar que o dia a dia dos pacientes também não é um mar de rosas. Atente-se para cumprir os compromissos dentro do horário marcado.

2. Invista em um consultório agradável e funcional

Quando for comprar ou alugar consultório, o profissional de saúde deve pensar a respeito do ambiente em que os pacientes entrarão ao procurar ajuda médica. Coloque-se no lugar das pessoas: muitas vezes elas estão buscando ajuda pois sentem dores, têm algum mal-estar ou preocupação em relação à sua saúde. Oferecer uma sala de espera com um ambiente acolhedor é fundamental para ela se sentir à vontade para voltar sempre que necessário.

Além disso, o consultório ou clínica também deve ser funcional — bem localizado, próximo a paradas de ônibus e metrô, em um bairro fácil de estacionar, com acessibilidade para pessoas que tenham dificuldade de locomoção, entre outros fatores que fazem bastante diferença na rotina.

3. Atenda por meio de convênios variados

Contar com uma boa variedade de convênios, sejam planos de saúde ou outros tipos de desconto, pode ser uma boa forma de fidelizar pacientes. Afinal, embora todo mundo deseje um atendimento de excelência, não são todas as pessoas que podem investir em consultas particulares.

Esses convênios podem ir além dos planos de saúde e englobar parcerias com outras empresas por meio de programas de fidelidade e descontos, por exemplo.

4. Ofereça diferentes meios de pagamentos

Além da variedade de convênios médicos, é importante facilitar o pagamento das consultas para proporcionar uma experiência de qualidade aos pacientes. Na era do Pix, é complicado aceitar somente pagamentos em dinheiro, concorda?

Mais do que pagamentos digitais, o uso do cartão de crédito ainda é muito relevante, até porque permite ao paciente adiar um pouco a data do pagamento. Se for viável oferecer opções de parcelamento, melhor ainda!

5. Tenha apoio da tecnologia

Contar com um software médico que, além das funcionalidades voltadas para o consultório, também proporciona apoio com questões administrativas e de faturamento, pode ajudar na qualidade do atendimento e na fidelização de pacientes.

Os módulos de faturamento, por exemplo, ajudam a evitar que erros sejam cometidos no que diz respeito aos pagamentos. Já outras funcionalidades do prontuário digital, como agenda integrada e envio de confirmações de consultas e solicitações de exames por WhatsApp são muito úteis para os momentos antes e depois do encontro com o médico.

Prontmed Hub Teste Grátis

6. Ofereça consultas via telemedicina

Os pacientes, cada vez mais, desejam ter a chance de escolher a forma como serão atendidos. Muitas vezes, um retorno em uma consulta via telemedicina pode ser mais prático do que ter que se deslocar novamente até o consultório, por exemplo.

Por isso, contar com um prontuário eletrônico que tenha função de teleconsulta integrada pode ajudar a aumentar a satisfação com o atendimento e ajudar a fidelizar pacientes.

7. Registre dados sobre os pacientes com precisão e segurança

Outro fator bem importante é manter os dados do paciente seguros, especialmente desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, em 2020. Então, a tecnologia mais uma vez serve como apoio neste sentido.

Em vez de deixar dados sensíveis armazenados em fichários e prontuários de papel, que podem ser extraviados, roubados ou até mesmo destruídos, usar um software médico pode evitar esse tipo de problema.

O Prontmed Hub é um bom exemplo de prontuário eletrônico em nuvem, que conta com padrões de segurança em nível bancário e dados criptografados, que não permitem a visualização por parte de invasores. Esse tipo de cuidado também ajuda a manter seus pacientes por perto.

Gostou do artigo? Esperamos que nossas dicas sejam úteis para o seu dia a dia e que elas ajudem a fidelizar pacientes. Quer conhecer uma plataforma digital que pode dar todo o suporte que você precisa para prestar um atendimento inovador, seguro e com muita credibilidade?

Entre em contato com nosso time para saber mais sobre o Prontmed Hub!

Escrito por
Marketing Prontmed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.