Resolução CFM 2299
Resolução CFM 2299
O Prontmed Hub está em conformidade com a Resolução 2.299 do CFM. Saiba mais em nosso blog
Fechar
Chat
Retornar

8 dicas para ter uma carreira médica de sucesso

Com uma das mais altas taxas de empregabilidade e uma das maiores médias salariais do Brasil, a carreira médica figura no topo de prioridades dos jovens em busca de uma profissão. Mas será que basta entrar em uma boa faculdade e pegar o diploma para garantir um futuro brilhante?

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre como ter uma carreira médica bem-sucedida, seja qual for a área de atuação. Afinal, nem sempre o médico trabalha em consultório ou em um hospital. Entre as possibilidades estão a atuação em universidades, centros de pesquisa, healthtechs e outras empresas da área — até mesmo no papel de gestor de saúde.

E você? Já atua no segmento, quer mudar o foco da sua carreira ou ainda está pensando se deve investir na medicina? Esperamos que nosso artigo ajude a tirar suas dúvidas.

Confira o texto completo agora mesmo!

1. Escolha o tipo de carreira médica que pretende seguir

Falar em “carreira médica” assim, no singular, pode passar a ideia errada de que há apenas um caminho a seguir na profissão. Na verdade, há algumas possibilidades a serem levadas em conta. Por isso, é fundamental avaliar preferências pessoais e habilidades individuais antes de escolher a melhor opção.

Por exemplo, um médico pode atuar como especialista ou generalista. E seu trabalho pode ocorrer tanto em um consultório próprio como em uma clínica (ao lado de outros sócios), em hospitais e até mesmo em outras empresas.

A carreira acadêmica é outra opção bastante interessante, mais direcionada para quem tem um perfil voltado à pesquisa e à docência. Ser professor universitário e ajudar a formar novos profissionais é uma ótima forma de contribuir com a sociedade. Além disso, as instituições de ensino superior costumam estar ligadas à pesquisa científica — carreira que também pode ser desenvolvida em indústrias farmacêuticas e outras empresas de saúde.

Se tornar um empreendedor ou atuar na gestão de saúde é outro caminho possível dentro da carreira médica: liderar times em uma grande organização — seja um hospital, clínica ou rede de laboratórios, por exemplo — pode ser a opção ideal para quem deseja atuar na área.

A tecnologia, cada vez mais, também abre portas para médicos e outros profissionais de saúde. A atuação em healthtechs e outras empresas que desenvolvam produtos e soluções digitais voltadas à saúde é uma possibilidade em franco crescimento.

Na primeira edição do Prontcast — um podcast que traz conversas inteligentes sobre saúde e tecnologia, criado pela Prontmed — o médico Rafael Munerato falou a respeito de carreira médica. Ouça aqui.

2. Defina uma especialidade com demanda na sua região

Caso sua opção seja por atender pacientes no dia a dia, é importante escolher uma especialidade que tenha maior demanda na região onde vai atuar. Em cidades de menor porte, por exemplo, seguir uma carreira médica mais generalista pode ser mais recomendado, já que o volume de pacientes não é tão grande. Já nas metrópoles, atuar em especialidades mais definidas pode trazer bons resultados.

Além disso, é importante ter clareza sobre o perfil do público. Por exemplo: um cardiologista pediátrico precisa atuar em um local que seja referência no assunto, com capacidade para atrair pacientes da região com este problema. Além disso, é necessário ter toda a infraestrutura para realizar um bom trabalho. Portanto, uma cidade menor ou periférica a um grande centro não seria uma boa opção.

3. Estabeleça boas relações pessoais

Seja qual for o tipo de carreira médica, estabelecer excelentes relações com as pessoas é fundamental. Afinal, quando se trata de saúde, é preciso atuar com seriedade em todos os momentos. A confiança é um fator essencial para ter sucesso na profissão — seja para um médico empreendedor, para aquele que atende em consultório ou para quem atua na área acadêmica. Lembre-se: credibilidade é tudo!

Quando se trata da relação entre médicos e pacientes, essa cumplicidade é ainda mais importante. Certos diagnósticos podem provocar um sério abalo emocional nos pacientes e, em muitos casos, as pessoas procuram ouvir uma segunda opinião antes de tomarem sua decisão a respeito do tratamento a ser seguido. Em caso de opiniões médicas similares, a tendência é o paciente continuar seu atendimento com o profissional que lhe transmite mais confiança.

4. Participe de congressos, grupos de discussão e publicações da área

A participação em congressos e outros eventos médicos e científicos é outro elemento importante na hora de estabelecer uma carreira de sucesso. É claro que a mera participação não garante nada, mas essas ocasiões sempre abrem portas para que novas conexões sejam criadas. Saber aproveitá-las é, portanto, muito importante.

Além de ficar por dentro de novidades da sua área de atuação, congressos médicos permitem fazer networking e conhecer outros profissionais, reencontrar velhos conhecidos e desenvolver oportunidades em conjunto.

Escrever artigos em publicações da área, participar de grupos de discussão e interagir com a comunidade médica — seja de forma presencial ou via internet — também são excelentes formas de manter-se atento às novidades.

5. Mantenha-se atualizado com cursos e conteúdos relevantes

Cursos de especialização ou atualização são igualmente importantes. E aqui, mais uma vez, estamos falando tanto a respeito de médicos generalistas ou especialistas que atendem pacientes no dia a dia, quanto de gestores de saúde, pesquisadores, professores universitários e profissionais mais ligados à tecnologia.

Acompanhar sites de conteúdo médico, como o Medscapeparceiro editorial da Prontmed —, também é uma ótima forma de adicionar mais informações e conhecimentos ao seu dia a dia. Manter-se atualizado em relação às notícias de saúde e tecnologia também é essencial! Quer uma dica? Assine a newsletter Dose Certa, também criada pela Prontmed.

Assine a newsletter Dose Certa, da Prontmed

6. Invista em um consultório de qualidade e bem localizado

Já falamos aqui no blog sobre a importância de montar consultório com base no perfil dos pacientes a serem atendidos e em uma localização adequada. Esse é um aspecto fundamental de uma carreira médica de sucesso para quem pretende atuar no atendimento à população.

Conforto para receber os pacientes, equipamentos atualizados e facilidade de acesso por transporte público são algumas das características exigidas para um consultório atender às necessidades do público. Leia mais em nosso artigo sobre montar consultório.

7. Tenha uma estratégia de marketing médico

Outro tema que já abordamos por aqui é o marketing médico. Investir nisso ajuda muito a consolidar uma carreira em saúde, já que torna o profissional mais conhecido na comunidade onde atua — e, em alguns casos, até mesmo em nível regional ou nacional.

Escrever artigos em publicações lidas por pacientes, ter um blog e um podcast próprios, participar de entrevistas em programas jornalísticos e até mesmo publicar anúncios em jornais, na TV e nas redes sociais pode ajudar a tornar um profissional mais conhecido.

8. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia faz parte da vida de todo mundo — e os médicos não estão imunes a ela! Inclusive, contar com recursos tecnológicos é algo que sempre fez parte da medicina. E manter-se antenado às novidades sobre saúde digital pode se tornar um fator crítico para ter uma carreira médica de sucesso.

Para quem atua em consultório, ter um software médico que conte com funcionalidades como agenda integrada, módulos de faturamento, telemedicina, receita digital, entre outras, é essencial. Gestores também podem se beneficiar dos dados gerados em um prontuário eletrônico para tomar decisões mais estratégicas.

Já quem atua em pesquisa pode usar dados coletados em prontuários digitais para dar suporte às suas descobertas. Para profissionais atuantes em healthtechs, então, nem se fala: a tecnologia faz parte do DNA da profissão!

A carreira médica pode seguir caminhos diversos, mas algumas dicas são essenciais seja qual for a área de atuação profissional. Manter-se atualizado, saber lidar com a tecnologia, manter boas relações com pessoas e instituições, fazer networking e investir em marketing é fundamental para todos.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Agora, que tal compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais?

Escrito por
Marketing Prontmed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.