Chat
Retornar

Como a assinatura digital no prontuário eletrônico facilita a vida dos médicos?

A assinatura digital torna a vida de profissionais de diversas áreas mais fácil, mas é especialmente útil no dia a dia dos médicos. Afinal, agilizar processos e liberações de receitas, laudos, solicitações de exames e outros documentos é essencial para tornar a rotina mais produtiva. Especialmente em um mundo no qual a comunicação a distância se tornou uma aliada e tanto, evitando deslocamentos desnecessários.

Imagine o seguinte cenário: você realiza uma consulta via funcionalidade de telemedicina de seu prontuário eletrônico. Aí, precisa assinar uma receita para entregar a seu paciente, de forma que ele ou ela possa comprar um medicamento na farmácia. Já pensou ter que fazer isso manualmente e mandar alguém entregar um pedaço de papel na casa da pessoa? Não dá, né?

Com a assinatura digital, a vida dos médicos e profissionais de saúde fica mais fácil. Ponto. Neste artigo, vamos trazer mais alguns argumentos para mostrar como é importante aderir a essa tecnologia.

Confira algumas situações nas quais a assinatura digital faz toda a diferença!

O que é assinatura digital?

Assinatura digital é a forma como indivíduos comprovam sua identidade em contratos e outros documentos eletrônicos, com a mesma validade jurídica de uma assinatura em papel. Por meio da criptografia, essa chancela oferece total segurança aos envolvidos, pois impossibilita falsificações.

No entanto, não basta escanear a assinatura feita à caneta e “colar” a imagem em um contrato virtual. Antes, é preciso providenciar o certificado digital, documento que identifica pessoas e empresas e que tem, como um de seus recursos, a assinatura digital. Imagine que o certificado digital é a sua carteira de identidade na internet, enquanto a assinatura digital equivale ao seu nome escrito em um documento de papel.

O próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) já oferece o CRM Digital, documento que tem a mesma validade da versão em papel, porém com chip criptográfico para certificação digital. Saiba mais aqui.

Quando a assinatura digital para médicos pode ser usada?

A assinatura digital é útil em diversas situações, evitando o uso excessivo de papel e poupando o tempo do profissional de saúde, que não precisa assinar os documentos manualmente. Além disso, também facilita a vida do paciente, com a mesma segurança de uma receita impressa. Veja quais são as ocasiões em que ela será usada com mais frequência!

Prescrições e receitas médicas

Contar com a assinatura digital para prescrições e receitas é um facilitador e tanto para o dia a dia dos médicos. Como falamos no começo deste artigo, elas agilizam a chancela desses documentos e também descomplicam a vida dos pacientes, permitindo que eles deem sequência na compra de medicamentos com rapidez — mesmo que as consultas ocorram via telemedicina.

Mas não é só isso: a assinatura digital também é mais segura, pois uma falsificação se torna muito mais difícil de ser produzida. Assim, a integridade do documento é muito maior e o profissional de saúde corre menos riscos de vincular sua identidade a uma receita médica adulterada.

Solicitação de exames

Assim como prescrever um remédio, solicitar exames também se torna mais rápido e prático com a assinatura digital para médicos. E esse processo pode ganhar ainda mais agilidade se o prontuário eletrônico usado pelo profissional for integrado a laboratórios, facilitando não apenas o pedido para a realização dos exames, como também o retorno com os resultados.

Assinatura de laudos

A assinatura digital também facilita a vida dos médicos quando o assunto são laudos médicos. Além de agilizar a vida do profissional, acelera o processo como um todo, permitindo que pacientes recebam os laudos mais rapidamente.

Emissão de notas fiscais

Cumprir compromissos rotineiros como a emissão de notas fiscais — mas também alguns mais esporádicos como declaração de impostos, oficialização de contratos e geração de procurações — também se torna mais fácil com a assinatura digital para médicos.

Por que ter assinatura digital integrada ao prontuário eletrônico é melhor?

A integração da assinatura digital ao prontuário eletrônico facilita demais a vida dos médicos. Afinal, um bom prontuário permite não apenas registrar os dados clínicos dos pacientes, mas também faz a prescrição eletrônica, possibilita solicitar exames a laboratórios integrados à ferramenta, liberar laudos e até documentos relacionados ao faturamento do consultório. Isso tudo de forma centralizada em um só sistema, na mesma tela e acessível de qualquer lugar e a qualquer hora, graças aos dados na nuvem.

A Prontmed é uma empresa que oferece um prontuário eletrônico com assinatura digital para médicos e demais profissionais de saúde, além de diversas outras funcionalidades. Entre elas, destacam-se os módulos de Agenda, Faturamento e Telemedicina, mais de 30 templates para diferentes especialidades médicas, envio de receitas e exames conforme os padrões do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e do CFM, e muito mais.

Ficou alguma dúvida sobre qual é a importância da assinatura digital para médicos e profissionais de saúde em geral? Além de facilitar a rotina de preenchimento de receitas, atestados, laudos e outros documentos, ela também torna essa tarefa muito mais segura. E se estiver integrada ao prontuário eletrônico, então… Melhor ainda!

Agora, que tal testar o Prontmed Hub e conferir todas as funcionalidades que envolvem a assinatura digital na prática?

Escrito por
Marketing Prontmed