Muito além do agendamento médico: reduza filas e faltas no consultório com a tecnologia

Compartilhe:
Agendamento médico: reduza filas com o Prontmed Hub

Sumário

O agendamento médico é, tradicionalmente, uma das principais formas de organizar horários e o fluxo de pessoas no consultório e outros estabelecimentos de saúde. No entanto, atrasos, encaixes e a sazonalidade, com períodos de maior demanda, ainda podem provocar filas e causar uma má impressão nos pacientes.

Administrar faltas também é um desafio, já que o tempo perdido quando um paciente com hora marcada não aparece é irrecuperável. O constrangimento de ter que cobrar por uma consulta não realizada também é algo que os médicos preferem evitar no dia a dia.

Neste artigo, vamos falar sobre como gerenciar o agendamento médico e reduzir filas e faltas no consultório com o apoio da tecnologia — especialmente com algumas funcionalidades do Prontmed Hub.

Leia agora mesmo!

A importância do agendamento médico no dia a dia

O agendamento médico é essencial. Imagine simplesmente abrir as portas do consultório sem ter uma noção de quantos pacientes vão aparecer em determinado dia ou horário. A demanda poderia ser muito alta em alguns momentos, e em outros haveria o risco de ninguém aparecer. 

Mas agendar as consultas dos pacientes vai além da redução de filas ou gerenciamento do movimento na sala de espera. Também é fundamental pensar na sustentabilidade financeira do consultório. Mesclar o tempo dedicado a diversos tipos de atendimento, como novas consultas e retornos, ou ainda por diferentes doenças, é igualmente importante para gerir melhor a rotina.

Vantagens de ter uma agenda organizada

Para deixar ainda mais clara a importância do agendamento médico, vamos elencar suas principais vantagens. Acompanhe!

Redução de tempo de espera

Essa é uma grande vantagem percebida, inicialmente, pelos pacientes. Afinal, ninguém gosta de marcar uma consulta, se arrumar para sair, enfrentar o trânsito e ainda ficar horas aguardando na sala de espera do médico. Por isso, além de agendar a ida ao consultório, é preciso fazer a gestão do tempo no dia a dia.

Mas os profissionais de saúde também se beneficiam dessa redução nas filas. Além de passarem uma ótima impressão aos seus pacientes — e, assim, conseguirem fidelizá-los —, os médicos ainda tornam sua rotina e a de sua equipe mais leve, promovendo um ambiente de trabalho saudável a todos.

Diminuição do número de faltas

Essa é uma vantagem que beneficia diretamente os profissionais de saúde. Imagine planejar seu dia de trabalho e, pelo fato de os pacientes faltarem às consultas, nada ser realizado como se desejava.

Mas fica um alerta: mesmo agendando a consulta, ainda assim os pacientes podem faltar. Imprevistos acontecem com todo mundo. Ainda assim, dá para minimizar essas ocorrências enviando lembretes ao paciente no dia anterior, por exemplo.

Aumento da produtividade do consultório

O agendamento médico tem um impacto muito grande na produtividade do consultório. Quando os horários estão organizados — e são seguidos à risca — o tempo dedicado ao trabalho é bem aproveitado, garantindo a sustentabilidade do consultório como negócio. 

Maior qualidade de atendimento

Um médico que tem sua agenda organizada tende a ficar mais tranquilo em relação aos compromissos do dia. A consequência disso é, também, mais tranquilidade para receber seus pacientes e oferecer um atendimento qualificado, atencioso e prestativo, como eles merecem. 

Como um software médico pode ajudar na gestão da agenda?

Para obter todos os benefícios de ter uma agenda organizada, é importante usar as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Entenda como um software médico pode te ajudar. 

Organização dos horários

Usar a velha agenda de papel em pleno século XXI não é mais a melhor forma de agendar consultas, concorda? Ter um prontuário eletrônico que ofereça essa funcionalidade é essencial para manter os horários organizados de forma inteligente e dar mais visibilidade às tarefas da semana. 

Registro de dados clínicos e histórico do paciente 

O registro dos dados clínicos e do histórico do paciente no prontuário digital também ajuda a manter o bom andamento das consultas, evitando atrasos. Se o médico tem fácil acesso às informações da pessoa que está atendendo, pode desenvolver seu raciocínio a respeito dos sintomas relatados mais facilmente.

Por exemplo: ao observar a idade, histórico de doenças da família e hábitos do paciente, é possível determinar com mais agilidade uma linha de ação — sempre associada ao relato feito durante a consulta, é claro. 

Lembrete de consulta aos pacientes

Muitos prontuários com agenda integrada também contam com um recurso bastante útil: o envio de lembretes de consulta aos pacientes, seja por SMS, e-mail, WhatsApp ou outro formato. Além de tirar da rotina da secretária um trabalho manual, permitindo que ela se dedique a outras atividades mais estratégicas, a funcionalidade é automática e está à prova de esquecimentos e erros, que podem ocorrer quando se depende da ação humana.

Telemedicina

Uma forma de agilizar atendimentos, reduzir filas e evitar faltas é usar a telemedicina. Nem sempre há necessidade de o paciente se deslocar até o consultório. Por isso, contar com um software médico que tenha a funcionalidade de teleconsulta integrada, é mais uma excelente forma de gerenciar o tempo. 

Conheça as funcionalidades do Prontmed Hub para qualificar o atendimento

O Prontmed Hub é uma plataforma digital que conta com prontuário eletrônico, agenda integrada, telemedicina e funcionalidades de faturamento — tudo em uma só tela. Os recursos voltados à agenda ajudam os profissionais de saúde a realizarem atendimentos com mais organização e tranquilidade. 

Conheça as principais funcionalidades da agenda do Prontmed Hub:

  • acesso simultâneo à agenda por diferentes usuários;
  • busca inteligente de horários livres;
  • agendamento rápido com controle de faltas;
  • configuração de exceções e destaques em horários;
  • bloqueio de agenda;
  • configuração de tipos de atendimentos e convênios;
  • criação de tarefas;
  • chat entre usuários cadastrados na clínica;
  • controle de tempo de chegada;
  • envio de e-mails de confirmação e lembretes;
  • relatórios de indicações, aniversários e consultas por convênios;
  • controle de pacientes sem consulta;
  • notificação de reagendamento e cancelamento;
  • cadastro de paciente com anexos;
  • impressão de declaração de comparecimento.
Teste Grátis o Prontmed Hub

Contar com o suporte da tecnologia é fundamental no dia a dia de qualquer profissional de saúde — e isso vale tanto para o momento da consulta quanto para as demais atividades, como o agendamento médico, o controle de chegada dos pacientes e de faltas, entre outras. O Prontmed Hub é uma ajuda e tanto para quem deseja evoluir na sua forma de trabalhar.

Se você tem interesse em saber mais, estamos aqui para te dar todo o suporte necessário! Entre em contato com nosso time comercial agora mesmo!

Marketing Prontmed

Marketing Prontmed

Deixe um Comentário:

Conteúdo relacionado

27 de setembro de 2022
Entenda a importância do prontuário psicológico na gestão de saúde.
13 de setembro de 2022
Conheça cases da Prontmed na construção da jornada digital do paciente.