Prontmed - Design Dados Segurança

Chat
Retornar

7 fontes de atualização médica online essenciais para profissionais de saúde

Quem escolheu a medicina ou outra área da saúde já sabia, antes mesmo de prestar o vestibular: estudar e buscar novos aprendizados é parte da rotina ao longo de toda a carreira desses profissionais.

Fazer cursos, ler livros e participar de congressos e outros eventos da sua área de especialidade é fundamental. Mas não se pode negar a importância que a internet vem ganhando nos últimos anos. Isso, é claro, desde que sejam consultadas fontes confiáveis de informação — ainda mais no momento atual, em que a disseminação de fake news e conteúdos sem nenhum embasamento científico ganha cada vez mais espaço na sociedade.

Neste post, vamos trazer algumas dicas de atualização médica online, para ajudar nossos leitores a consultarem conteúdos confiáveis durante o atendimento aos pacientes. Essas fontes ainda podem alimentar Sistemas de Suporte à Decisão Clínica dentro do prontuário eletrônico, o que torna o processo ainda mais ágil.

Confira nossa seleção de fontes de atualização médica!

1. Medscape

O Medscape é uma importante fonte de atualização médica online que ajuda os profissionais a se manterem em dia com as novidades do mundo da saúde. O foco é dividido entre notícias relacionadas a acontecimentos voltados ao tratamento de doenças, medicamentos, vacinações e comportamento de pacientes, bem como conteúdos mais direcionados à educação médica.

Há mais de 20 anos no mercado, o Medscape ainda conta com uma plataforma de consultas a outros profissionais de saúde, que oferecem respostas úteis em inglês sobre tópicos variados na esfera médica, o Medscape Consult, e acesso a monografias de medicamentos, entre outros recursos.

Saiba mais sobre a plataforma aqui.

2. UpToDate

O UpToDate é uma das principais bases de dados em saúde do mundo. A ferramenta se baseia na ideia de que o acesso a Sistemas de Suporte à Decisão Clínica qualifica os resultados dos serviços de saúde, além da necessidade de educação continuada por parte dos profissionais da área.

Um dos aspectos de maior destaque diz respeito à mudança em diagnósticos a partir do uso da ferramenta. Um estudo publicado pela Associação Médica de Singapura revelou que a utilização do UpToDate levou a mudanças na investigação, diagnóstico e gestão da saúde dos pacientes em 37% dos atendimentos e confirmou hipóteses em 38% dos casos. A pesquisa se baseou em 157 buscas feitas na ferramenta por médicos em diferentes fases da carreira, desde profissionais iniciantes até outros mais experientes.

O serviço está disponível por assinatura. Para acessar o site, clique aqui.

3. Elsevier

Outra fonte confiável de atualização médica online é a Elsevier. A empresa divulga informações analíticas de saúde e é reconhecida por sua atuação em nível global. Fortemente baseadas em dados, as publicações da Elsevier se desenvolvem a partir de técnicas de Machine Learning e Programação em Linguagem Natural (PLN).

Entre seus diversos produtos estão o ScienceDirect, uma plataforma com mais de 18 milhões de conteúdos de pesquisa científica e médica, o Scopus, uma base de dados de citações e resumos de conteúdo acadêmico, e o ClinicalKey, focado em conteúdos para profissionais de medicina, enfermagem e farmácia. Os usuários também podem compartilhar seus artigos científicos com a empresa.

Acesse o site da Elsevier neste link.

4. New England Journal of Medicine

Fundado em 1812, o New England Journal of Medicine (NEJM) é outra fonte rica em informações de saúde para os profissionais da área. Disponível online, a renomada publicação tem como meta divulgar conteúdo clínico de alta qualidade para médicos, educadores, pesquisadores e a comunidade global de profissionais de saúde como um todo.

A missão do NEJM é publicar as melhores pesquisas e informações que conectem as ciências biomédicas e a prática clínica em uma linguagem compreensível e em formatos úteis do ponto de vista clínico, que permitam qualificar tanto as práticas de saúde quanto os resultados alcançados com os pacientes.

O conteúdo do NEJM está disponível somente em inglês e pode ser acessado neste link.

5. Academia Médica

A Academia Médica é uma comunidade direcionada a médicos, estudantes de Medicina e profissionais da saúde que oferece conteúdo e cursos voltados à capacitação e atualização de quem trabalha na área. Com a intenção de “compartilhar o que a faculdade não ensina”, a iniciativa oferece cursos voltados a temas como “Telemedicina”, “Ventilação Mecânica”, “Gasometria Arterial” e até mesmo “Humanidades Médicas” e “A Medicina e as Artes”.

A comunidade é focada no público brasileiro e tem 100% de seu conteúdo disponível em português. Conheça mais sobre a Academia Médica neste link.

6. Recomendações SOGESP

Associações médicas como a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) também vêm investindo em material focado na atualização médica. Por meio do programa Recomendações SOGESP, os médicos especialistas nessas áreas têm acesso a materiais que apoiam suas atividades em consultório.

Dividido por temas, os materiais “refletem os avanços científicos e clínicos atuais e estão sujeitos a revisões periódicas e/ou modificações, sempre que novos conhecimentos as exigirem”, de acordo com a associação.

Os materiais do programa são disponibilizados sem custo adicional para associados da SOGESP nesta página.

7. App da World Health Organization (WHO)

A Organização Mundial da Saúde (World Health Organization ou WHO, em inglês) também conta com um aplicativo para celulares nos sistemas iOS e Android que traz notícias e informações científicas sobre variados assuntos da área da saúde.

O WHO Info, como é chamado o app, pode ser baixado aqui, para quem tem iPhone, e aqui, para quem tem celulares com o sistema Android. Os conteúdos, no entanto, estão disponíveis apenas em inglês.

Essas e outras fontes de atualização médica online são fundamentais para que os profissionais da saúde possam, cada vez mais, oferecer diagnósticos precisos aos seus pacientes, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias. Uma consulta rápida ou até mesmo estudos mais aprofundados podem trazer grandes benefícios tanto para quem atua na área quanto para quem busca tratamento.

Além disso, as fontes de atualização médica servem como base para criação de ferramentas que ajudam profissionais de saúde a tomarem melhores decisões, como os Sistemas de Suporte à Decisão Clínica integrados ao prontuário eletrônico.

Cada vez mais, essas ferramentas serão essenciais para a qualificação do trabalho em consultórios, clínicas e complexos hospitalares, com dados atualizados em tempo real. Assim, o acesso à informação para o profissional é agilizado e permite que seu atendimento se torne ainda mais humanizado.

Chegamos ao final de nosso post sobre atualização médica online. Quer aprender mais sobre ferramentas que apoiam os profissionais de saúde no dia a dia? Clique aqui para conferir nosso artigo sobre Suporte à Decisão Clínica.

Escrito por
Marketing Prontmed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *